Cinema: O leitor

leitorNão tenho medo.
Não tenho medo de nada…
Quanto mais eu sofro, mais eu amo…
O perigo só fará crescer o meu amor.
Ele o afiará, perdoará o preconceito..
Serei o único anjo que você precisa.
Você deixará a vida ainda mais bonita do que quando entrou.
O céu a levará de volta, olhará para você e dirá:
‘Somente uma coisa pode nos completar. E esta coisa é o amor...’ ”

Bernhard Schlink.
Livro O Leitor.

O filme O leitor ou The Reader dirigido por Stephen Daldry é baseado no romance “Der Vorleser” de Bernhard Schlink,  1995. O filme tem gênero drama e conta a história de Michael Berg (Ralph Fiennes), um advogado alemão que conhece Hanna Schmitz (Kate Winslet). Hanna era mais velha que Michael. Michael tinha 15 anos. Certo dia ela foi embora e logo depois ele ficou sabendo que ela foi ser segurança na SS durante a Segunda Guerra Mundial e ficou sendo responsável pela morte de dezenas de judeus.

Eles se conheceram quando um dia ele estava voltando da escola e passou mal. Ele estava vomitando quando uma mulher o ajudou a ficar bem. Essa mulher era Hanna. Eles ficaram juntos um verão inteiro. Ela gostava quando ele lia livros pra ela depois de quando faziam amor. Dentre os livros que ela mais gostava estavam A Odisseia de Homero e A mulher com o Cachorro(The Lady with the dog)  de Tchekov. Devido ao serviço na SS, Hanna foi condenada a prisão perpétua. Michael assistiu ao julgamento pois era estudante de direito.

Michael se casou com sua amiga estudante de direto e teve uma filha chamada Julia. Enquanto Hanna estava presa. Passados mais ou menos vinte anos, ele começou a enviar fitas cassete com gravações sonoras dos livros que lia pra ela na época em que namoravam. Ela se emocionou muito com as fitas e começou a aprender a ler. Ela começou a passar bilhetes pra ele e chamava-o de “garato” ou “kid”. Passados tanto tempo, foi a época em que Hanna foi liberada da prisão. Como ela não tinha família, ligaram para Michael, seu único contato.

Ele foi visitá-la, mas foi a última vez que se viram pois ela se suicidou. Ele até tinha arrumado emprego e lugar pra ela morar, mas ela deixou um bilhete e se foi. Ele ficou muito triste, mas resolveu contar para a filha Julia sobre seu caso com Hanna que marcou sua vida.

O filme ganhou o Oscar de Melhor Atriz de 2009 com Kate Winslet atuando no papel de Hanna Schmitz. Ganhou também o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante com Kate Winslet e no Festival de Cannes venceu Melhor Interpretação Feminina com Kate Winslet. O trailer pode ser assistido clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s