A Máscara do Protesto

Eu estava na concentração do protesto que ia ocorrer na Candelária, no Rio de Janeiro, dia 20/06, quando passou um vendedor ambulante dizendo:

-Olha a máscara da vitória!! Olha a máscara da vitória!! – e passou vendendo a máscara do filme V de Vingança.

Vitória? Explico: trata-se de uma máscara usada nos Movimentos que aconteceram no Brasil durante as últimas semanas. Vitória dos jovens? Vitória dos direitos do povo? Ou será mais um produto de consumo para as massas? Será que estamos sendo fantoches, manipulados pelo meio e que não haverá vitória alguma? Será?V-DE-V~1

Essa máscara passa a ter uma simbologia própria de liberdade, anarquia, quebra de paradigmas e protesto contra o governo. No filme, inspirado pelos quadrinhos de Alan Moore e David Lloyd, V(Hugo Heaving) inicia uma verdadeira revolução contra o governo totalitário da sociedade fictícia em que ele vive. V se vinga das pessoas que tentam acabar com ele. Nesta história, ele conhece Evey ( Natalie Portman), uma jovem da classe trabalhadora que o ajuda a vingar-se do governo opressor.

A máscara é inspirada no rosto do inglês Guy Fawkes (1570-1606) conspirador que foi enforcado por tentar explodir o Parlamento inglês em 1605.

Nos protestos que aconteceram no Brasil houve o uso recorrente das máscaras de V. A questão do filme ser uma alegoria à liberdade revela a forma como o governo intervêm na vida das pessoas. O fato de o movimento ter revelado um “Brasil que acordou” e de querer mostrar às autoridades que o povo está lutando pelos seus direitos mostra as relações com o filme.

Outra questão que deve ser levada em conta é que o filme é vista por muitos grupos políticos para propagar o anarquismo, pois no filme V explode o Parlamento, o governo opressor. Isso se assemelha a alguns grupos de jovens que são sem partidos ou não acreditam no poder de um Líder para governá-los e foram no Movimento com cartazes dizendo: “Sem Partido”.

A máscara de V usada nos protestos passa a ser símbolo nacional, mas não foi só no Brasil que a máscara foi usada. Em movimentos de protesto pelo mundo todo ela sempre foi usada. Portanto, a busca pela liberdade, a luta contra a opressão, a ideia de que o povo “está acordado e unido” são algumas das razões do uso da máscara de V. No filme é dito: “As pessoas não devem temer o Governo. O Governo deve temer o seu povo.”

Juliana Godoy.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s