XVI Bienal do Livro no Rio de Janeiro

bienal-do-livro-2013A Bienal do Livro  completa 30 anos e tem sua edição no Rio de Janeiro localizada no Riocentro, na Barra da Tijuca. Dedicada à cultura, a leitura e a diversão, ela reúne escritores, professores, educadores, alunos, leitores, amantes do livro, simpatizantes, apaixonados pela escrita, enfim, todos ligados ao meio cultural. A Bienal este ano reúne encontros literários, autógrafos com autores, discussões, debates, cafés literários, bate-papos, além de fornecer intercâmbio cultural com as mais variados gêneros da leitura.

Eu fui na Bienal no Domingo dia 08 de Setembro e vi muita gente, muito movimento, e um público bastante diversificado –  tinha crianças, tinha famílias, tinha professores, tinha estudantes, tinha jovens, etc. Eu estava passando pela stand da GLOBO quando vi uma fila de autógrafos do escritor Laurentino Gomes. Eu, como não tenho o livro 1888 não entrei na fila. Mas tirei fotos e ele foi gentil.

Passando pelos pavilhões da Bienal havia várias editoras, algumas desconhecidas, como Alta Books, outras conhecidas como Saraiva e LPM&Pocket. Havia também editoras de grandes Universidades Públicas do Estado do Rio como a UERJ, outras de outros estados como UFSCar. Enfim, eu senti falta só de uma editora que eu gosto muito: a Apicuri.

Os eventos que incentivam a leitura deveriam ser aumentados com proporção com que a tecnologia se desenvolve e nos absorve o tempo. A leitura requer tempo. A leitura requer informação. A leitura requer criticidade. A leitura requer paciência. Mas é assim que o leitor se desenvolve e vai adquirindo experiência. Assim que a pessoa vai adquirindo prática. Assim que se forma a cultura.

Portanto, a Bienal neste ano vem nos deixar o que vem à tona a questão da leitura nos dias atuais. Será que se lê pouco? Será que buscamos cultura com menos frequência com que buscamos nossos smartphones? Será que preferimos o facebook a ler um bom livro? Será que a tecnologia se sobrepôs ao livro?

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s